Pesquisa personalizada

terça-feira, 1 de julho de 2008

Cólicas Menstruais - O Que Fazer Para Aliviar?

Existem mulheres que nem sentem que estão menstruadas. Outras, no entanto, começam a tremer quando esses dias se aproximam. Essas são as que estão no grupo das mulheres que todo mês sofrem com as cólicas menstruais.

A cólica menstrual, cientificamente chamada de dismenorréia, afeta a maior parte das mulheres em idade fértil. Mas por que as mulheres sentem cólicas?

Todo mês o ovário produz um óvulo. Quando não há fecundação, o óvulo é eliminado, causando alterações no endométrio (membrana que reveste o útero). Durante esse processo, ocorre isquemia nas células uterinas, ou seja, baixa irrigação sanguínea, que provoca a dor.

A intensidade das dores, brandas ou latentes, é ocasionada pela quantidade de prostaglandina, substância produzida pelo útero.

Os sintomas mais comuns que acompanham as cólicas menstruais são dores de cabeça, enjôos, vômitos, diarréias, dores na parte inferior das costas e nas pernas, fadiga, nervosismo e tontura.

Para aliviar as dores que surgem com a crise de cólica menstrual, os médicos recomendam repouso, dietas leves, aplicação de bolsa de água quente no abdômen e uso de remédios antiespasmódicos. Alguns medicamentos podem ajudar a aliviar a dor. De qualquer maneira, é importante procurar sempre o ginecologista para descobrir a causa e a solução mais adequada para diminuir o sofrimento.


COMO ALIVIAR A DOR DE FORMA NATURAL

Faça exercícios físicos – Praticar exercícios aeróbicos pelo menos três vezes na semana pode aumentar o nível mensal de endorfina no organismo e diminuir a dor. Exercícios praticados durante a menstruação elevam ainda mais os níveis de endorfina.

Use bolsa de água quente – O calor alivia porque relaxa os músculos, dilata os vasos capilares e produz sensação de bem-estar.

Coma peixe – Segundo os especialistas em nutrição, uma dieta rica em peixe auxilia o controle dos espasmos. A sugestão refere-se ao fato de que a prostaglandina é produzida com base em ácidos graxos, e peixes são ricos nessa substância.

Prefira alimentos diuréticos – Coma morango, melancia, melão, salsa e agrião.

Beba chá – De camomila ou de menta, quentes. Eles ajudam a aliviar a dor e proporcionam bem-estar.

Fonte: Revista Enfoque

Nenhum comentário: